Cortina de Luz de Segurança


Escrito em 08/06/2015 às 07:54

Cortina de luz de Segurança ou barreira óptica, são equipamentos ópticos-eletrônicos utilizados para segurança em máquinas e equipamentos onde o operador esteja exposto a algum risco.

Nossas cortinas podem ser utilizadas em diversos tipos de equipamentos, como, prensas, dobradeiras de chapa, guilhotinas, embaladeiras, etc...


Como funciona a Barreira Óptica / Cortina de Luz?

Basicamente é um sistema duplo de proteção, pois cada unidade possui projetor e receptor. Desta forma quando a mesma for interrompida, obrigatoriamente, serão desligados 2 circuitos, um de cada barreira.

Caso seja detectada alguma anomalia em seu funcionamento, serão desligados os 2 circuitos um de cada barreira óptica.


Especificações Técnicas
Invólucro - Alumínio com pintura eletrostática epóxi na cor amarela.
Fixação - Parafusos e suportes
Amortecimento de vibrações - Coxins especiais de borracha.
Altura da área de proteção - 150 300 450 600 750 900mm - maior altura, consultar.
Alcance - 0,2 a 5,0 metros - maior alcance, consultar.
Distância entre feixes de luz - 25mm.
Objeto mínimo detectável - 30mm.
Tipo de luz irradiada - Infravermelha.
Tensão de alimentação - 24 vdc.
Saída - duplo canal
Elemento de saída - Master NPN.
Slave - PNP.
Circuitos redundantes - Sim.
Comunicação - 485.

Relé de segurança – Categoria 4 – G4


O Relé destina-se a aplicações de segurança, em duplo sistema de barreira óptica de segurança, garantindo basicamente que o sistema acione somente com a presença simultânea do sinal das duas cortinas, ou seja, checando constantemente o perfeito funcionamento de ambas, evitando que as mãos ou o corpo do operador estejam nas áreas de risco durante o acionamento da máquina.


Como funciona o Relé de Segurança?

Quando o rele é alimentado, inicia-se um tempo de espera de aproximadamente 3 segundos, onde os reles de saída permanecem dasacionados independentemente do estado das entradas. Este tempo existe para evitar transientes e repiques de acionamento no momento da alimentação e em casos de falta de energia. Durante este período o led de sinalização Status fica piscando lentamente, indicando que o microcontrolador está fazendo a conferência de todas as suas entradas, se todas as informações estiverem corretas o mesmo irá habilitar as saídas através dos reles.


Função principal

Os reles de saída são acionados quando as barreiras estiverem desobstruídas e também estiver presente o sinal de Feedback sendo acionados simultaneamente com uma diferença máxima de 50ms, assim permanecendo até que qualquer uma da barreiras ou ambas sejam obstruídas. O reles de saída somente acionarão novamente quando as barreiras forem desobstruídas novamente com o sinal na entrada de Feedback. Se o tempo de desobstrução entre as barreiras ultrapassar 50ms, o rele de saída não acionará e o led Status piscará indicando irregularidade. A saída permanece neste estado até que as barreiras sejam desobstruídas novamente. Por medida de segurança as barreiras possuem lógica de acionamento diferentes, máster aciona com nível 0 lógica npn e slave aciona com nível 1 lógica pnp, evitando assim qualquer tentativa de ligação das entradas em paralelo com uma única barreira de segurança.


Gostou deste artigo? Compartilhe!

A DS - Equipamentos Eletrônicos Especiais e de Automação, foi fundada em 2000, para facilitar o desenvolvimento das tecnologias eletrônicas, comercialização de produtos com alta qualidade e um excelente custo / benefício para o mercado nacional.