O que são sensores capacitivos e quais suas aplicações?


Escrito em 07/06/2015 às 21:53

Sensores de proximidade capacitivos são dispositivos eletrônicos projetados para detecção, através de aproximação, de qualquer tipo de substância ou material, metálico ou não metálico, sólido ou líquido, que possuam massa.

Construção Básica Utilizam o processo de aclopamento capacitivo, onde o elemento sensível é um capacitor, que através de uma placa sensora detecta a aproximação de um material alterando a capacitância, ocasionando portanto, uma mudança de frequência no oscilador, sendo que um circuito detector transforma esta variação em nível de tensão e chaveamento na saída. Constituídos em modo geral nos seguintes blocos: Oscilador de RF controlado pela alteração da capacitância / Demodulador / Detector de nível / Amplificador de Saída Características Gerais Detector de qualquer substância com massa. Alto nível de vedação. Corpo metálico ou plástico / cilíndrico com ou sem rosca, retangular ou especial. Modelos em corrente contínua, corrente alternada ou saída analógica. Montagens faceada ou saliente. Aplicações Os sensores capacitivos são utilizados em Indústrias e Comércios, para detecção de substâncias ou materiais metálicos e não metálicos como por exemplo: Água, óleo, pó, madeira, papelão, granulados, vidro, cerâmica, entre outros. Maquinas Extrusoras, Injetoras e Silos. Além de solucionar problemas em Automação em Geral, como por exemplo em controle de níveis. Vantagens Alta durabilidade. Acionamento sem contato físico. Chaveamento eletrônico totalmente em estado sólido. Manutenção praticamente inexistente. Alta velocidade de comutação. Consulte nosso departamento técnico.


Gostou deste artigo? Compartilhe!

A DS - Equipamentos Eletrônicos Especiais e de Automação, foi fundada em 2000, para facilitar o desenvolvimento das tecnologias eletrônicas, comercialização de produtos com alta qualidade e um excelente custo / benefício para o mercado nacional.